quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Cinema de Primeira

Ridley Scott não nos entregava um filme de primeira linha desde 2001, ano em que veio à luz o ótimo Falcão Negro em Perigo, cuja direção lhe valeu uma indicação ao Oscar. Neste ínterim, o diretor de Blade Runner realizou filmes irregulares, tais como Os Vigaristas e Um Bom Ano.
Eis que, este ano, Scott nos presenteia com uma aula de direção e, por tabela, um excelente filme. Trata-se de O Gangster, que estreou na última sexta-feira (24/01), nos cinemas de todo o país.
A história é baseada na vida de Frank Lucas, ou pelo menos, na parte de sua vida relacionada ao tráfico de drogas, nos anos 70. Lucas revolucionou o mundo do tráfico, trazendo drogas da Ásia para os EUA, eliminando atravessadores e, com isso, ficando milionário do dia para a noite.
Mas O Gangster não trata apenas de Frank Lucas. Segue também os passos do policial Richie Roberts, ilha de honestidade em meio a uma polícia com lama até à alma. E fala da inevitável intersecção entre os caminhos do obstinado Roberts e do rei das drogas do Harlem, Lucas.
Além de uma técnica excelente, Ridley Scott ataca de ótimo diretor de atores – virtude que não está entre as suas principais – e guia Russell Crowe e Denzel Washington, vivendo Roberts e Lucas, respectivamente, para ótimas atuações. Destaque para a atuação de Josh Brolin, na pele de um policial corrupto da polícia de Nova York.
O Gangster é filme adulto, com indicação para maiores de 18 anos. Indicação elevada, por conta de uma violência crua, que vemos logo nos primeiros frames do longa e que Scott aplica em doses homeopáticas, toda vez que a trama tende para um ritmo mais lento (porém nunca chato).
O filme é longo, beirando as três horas de projeção, mas passa voando, como tudo que é bom. Compre muita pipoca e prepare-se para cinema de primeira.