quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Sai concorrente brasileiro ao Oscar 2009




Nesta terça-feira (16/09), o Ministério da Cultura divulgou o filme brasileiro que irá disputar uma vaga dentre os cinco indicados a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2009.Trata-se de Última Parada 174, longa-metragem de Bruno Barreto, com roteiro de Bráulio Mantovani (Cidade de Deus). O filme, que concorreu com outros 13 inscritos, por ainda não ter entrado em cartaz em circuito nacional, precisou ser exibido durante uma semana, em Jundiaí, para poder lutar pela preciosa vaga.
O longa de Bruno Barreto conta a história de Sandro do Nascimento, ex-menino de rua que seqüestrou um ônibus cheio de passageiros, por mais de quatro horas, no Rio de Janeiro, em junho de 2000. O evento, de trágico final, também foi mote do documentário Ônibus 174, primeiro filme de José Padilha, diretor de Tropa de Elite, em 2002.
Parada... recebeu críticas negativas da revista norte-americana Variety: ’Uma bocejante sensação de Déjà Vu’, avaliou a matéria. É esperar o filme entrar em cartaz pra tirar conclusões e avaliar as chances de o Brasil estar no Oscar do ano que vem, já que este ano estivemos entre os nove finalistas e não fomos à grande festa do cinema mundial.

KidoCineBlog traz a lista dos outros 13 filmes que concorreram com Última Parada 174:

A Casa de Alice – Dir. Chico Teixera
A Via Láctea – Dir. Lina Chamie
Chega de Saudade – Dir. Laís Bodanski
Era Uma Vez – Dir. Breno Silveira
Estômago – Dir. Marcos Jorge
Meu Nome Não é Johnny – Dir. Mauro Lima
Mutum – Dir. Sandra Kogut
Nossa Vida Não Cabe Num Opala – Dir. Reinaldo Pinheiro
Olho de Boi – Dir. Hermano Penna
Onde Andará Dulce Veiga? – Dir. Guilherme Almeida Prado
O Passado – Dir. Hector Babenco
Os Desafinados – Dir. Walter Lima Jr.
O Signo da Cidade – Dir. Carlos Alberto Riccelli

Apagando a Velinha


Hoje o diretor australiano Baz Luhrmann faz aniversário. O diretor, de curta filmografia, apaga 46 velinhas. Sua obra de maior destaque é o músical Moulin Rouge, com Nicole Kidman e Ewan MacGregor. O filme foi indicado a 8 oscars, em 2002, vencendo nas categorias de melhor figurino e melhor direção de arte.
O diretor dirigiu, ainda, Romeu e Julieta, versão de 1996, com Leonardo DiCaprio.