quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Babel

Hoje estreamos a coluna Babel, secção do KidoCineBlog voltada pra falar do cinema estrangeiro, mas um estrangeiro que não o cinemão norte-americano. Toda quarta-feira estaremos aqui indicando, dando dicas e comentando sobre filmes das mais variadas longitudes e latitudes. Afinal, cinema é universal.
Pra começar, escolhemos uma produção México/Espanha, O Orfanato (El Orfanato). Suspense dirigido por Juan Antonio Bayona e produzido por Guilhermo Del Toro. Este com Know How para o terror, depois de filmes como Labirinto do Fauno e o excelente A Espinha do Diabo.
O Orfanato tem o principal ingrediente para um bom suspense, sugestão. Mostrar apenas o necessário, deixar um gosto de quero mais, prolongar a tensão. Suspense à moda antiga, onde o máximo de sangue que se vê é o de um dedo quebrado. Bem diferente dos vários exemplares de terror slasher que Hollywood nos entrega todos os anos.
Laura (Bélen Rueda) volta com seu marido ao orfanato onde foi criada, com o intuito de reabrir a instituição. Estranhos acontecimentos começam a acontecer na casa, o que culmina com o desaparecimento do menino. Laura então corre os quatro cantos da casa, de onde acha que o menino nunca saiu, com a certeza de que algo a espreita.
Sustos certos, sustos com qualidade, sustos em quantidade.

Cinemateca Veja

Os Cinéfilos de todo o Brasil têm uma oportunidade em tanto de aumentar o índice de sua videoteca, a partir desta semana. É que a revista Veja lança a coleção Cinemateca Veja, com filmes semanais, vendidos junto com a revista ou avulsos. São 50 títulos internacionais, acompanhados de um livro de 60 páginas tratando da ficha técnica e curiosidades sobre o filme, sempre aos sábados.
Dentre as produções, estão ótimos filmes como Quanto Mais Quente Melhor, O Informante e Fargo. Figuram também títulos não tão bons como Shakespeare Apaixonado, mas que Veja promete explicar sua importância através dos encartes que acompanham os filmes.
KidoCineBlog divulga a lista completa de produções para você poder escolher os que mais lhe agradem. A ordem é alfabética, como você vai perceber, e não, necessariamente a de chegada às bancas:

A Cor Púrpura
Alien – O Oitavo Passageiro
Amadeus
A Malvada
A Morte Pede Carona
Apocalypse Now
A Primeira Noite de Um Homem
Bonnie e Clyde
Butch Cassidy
Clube da Luta
Como Roubar Um Milhão de Dólares
Disque M para Matar
2001 – Uma Odisséia no Espaço
Edward – Mãos-de-Tesoura
Entre Dois Amores
Fale com Ela
Fargo
Golpe de Mestre
Harry & Sally
Instinto Selvagem
Intriga Internacional
Kagemusha
Ligações Perigosas
Los Angeles – Cidade Proibida
Mad Max
Matrix
Monty Python – O Sentido da Vida
O Estranho sem Nome
O Exorcista
O Exterminador do Futuro
O Fugitivo
O Iluminado
O Informante
Onde Começa o Inferno
Onze Homens e Um Segredo
O Planeta dos Macacos
O Sexto Sentido
O Silêncio dos Inocentes
O Touro Indomável
Platoon
Pulp Fiction
Quanto Mais Quente Melhor
Quem Vai Ficar com Mary?
Shakespeare Apaixonado
Sociedade dos Poetas Mortos
Titanic
Uma Linda Mulher
Um Convidado Bem Trapalhão
Um Dia de Cão
Um Sonho de Liberdade