quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Cinema de Primeira
Eis que, este ano, Scott nos presenteia com uma aula de direção e, por tabela, um excelente filme. Trata-se de O Gangster, que estreou na última sexta-feira (24/01), nos cinemas de todo o país.
A história é baseada na vida de Frank Lucas, ou pelo menos, na parte de sua vida relacionada ao tráfico de drogas, nos anos 70. Lucas revolucionou o mundo do tráfico, trazendo drogas da Ásia para os EUA, eliminando atravessadores e, com isso, ficando milionário do dia para a noite.
Mas O Gangster não trata apenas de Frank Lucas. Segue também os passos do policial Richie Roberts, ilha de honestidade em meio a uma polícia com lama até à alma. E fala da inevitável intersecção entre os caminhos do obstinado Roberts e do rei das drogas do Harlem, Lucas.
Além de uma técnica excelente, Ridley Scott ataca de ótimo diretor de atores – virtude que não está entre as suas principais – e guia Russell Crowe e Denzel Washington, vivendo Roberts e Lucas, respectivamente, para ótimas atuações. Destaque para a atuação de Josh Brolin, na pele de um policial corrupto da polícia de Nova York.
O Gangster é filme adulto, com indicação para maiores de 18 anos. Indicação elevada, por conta de uma violência crua, que vemos logo nos primeiros frames do longa e que Scott aplica em doses homeopáticas, toda vez que a trama tende para um ritmo mais lento (porém nunca chato).
O filme é longo, beirando as três horas de projeção, mas passa voando, como tudo que é bom. Compre muita pipoca e prepare-se para cinema de primeira.
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
5 Títulos - Ele ou Ela?
Mulheres vestidas de homem!? Homens passando-se por mulheres!? Que confusão! Este é o tema de 5 Títulos desta semana! Produções em que nada é o que parece!
1. Vítor ou Vitória? - Julie Andrews vive uma cantora lírica, que se passa por homem para conseguir emprego. Indicado ao Oscar em seis categorias, levou o de melhor trilha sonora.
2. Tootsie - Neste de filme de Sidney Pollack, Dustin Hoffman é um ator sem emprego, por conta de seu gênio difícil, que passa a fazer sucesso em uma telenovela, depois de usar um disfarce de mulher. Lançado no mesmo ano de Vítor ou Vitória? (1982).
3. Uma Babá Quase Perfeita – Robin Williams brilha na pele de um pai que, impedido de ver seus filhos, disfarça-se de mulher para pleitear uma vaga de babá, na casa de sua ex-mulher.
4. Quanto Mais Quente Melhor – Para fugir de gângsters dispostos a lhes assassinar, Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) vestem-se de mulher e infiltram-se na Sue e as Sincopadoras, banda formada apenas por moças.
Divertidíssima comédia de Billy Wilder, com Marilyn Monroe, como vocalista da banda.
5. Mulan – Para manter a honra da família, a jovem Mulan veste-se de homem e engrossa as fileiras do exército chinês, em lugar de seu pai, velho e doente. Animação da Disney com vozes de Eddie Murphy e Pat Morita (o eterno, Sr. Miyagi).
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Morre cowboy gay!
Indicados ao Oscar 2008
Melhor Filme
* Conduta de Risco
* Desejo e Reparação
* Juno
* Onde os Fracos Não Têm Vez
* Sangue Negro
Melhor Diretor
* Ethan e Joel Coen - Onde os Fracos Não Têm Vez
* Jason Reitman - Juno
* Julian Schnabel - O Escafandro e a Borboleta
* Paul Thomas Anderson - Sangue Negro
* Tony Gilroy - Conduta de Risco
Ator
* Daniel Day-Lewis - Sangue Negro
* George Clooney - Conduta de Risco
* Johnny Deep - Sweeney Todd
* Tommy Lee Jones - No Vale das Sombras
* Viggo Mortensen - Senhores do Crime
Atriz
* Cate Blanchett - Elizabeth - A Era de Ouro
* Ellen Page - Juno
* Julie Christie - Longe Dela
* Laura Linney - The Savages
* Marion Cottilard - Piaf - Um Hino de Amor
Ator Coadjuvante
* Casey Affleck - O Assassinato de Jasse James...
* Javier Bardem - Onde os Fracos Não Têm Vez
* Hal Holbrook - Na Natureza Selvagem
* Philip Seymour Hoffman - Jogos do Poder
* Tom Wilkinson - Conduta de Risco
Atriz Coadjuvante
* Amy Ryan - Medo da Verdade
* Cate Blanchett - Não Estou Lá
* Ruby Dee - American Gangster
* Saoirse Ronan - Desejo e Reparação
* Tilda Swinton - Conduta de Risco
Roteiro Original
* Brad Bird - Ratatouille
* Diablo Cody - Juno
* Nancy Oliver - Lars and The Real Girls
* Tamara Jenkins - The Savages
* Tony Gilroy - Conduta de Risco
Roteiro Adaptado
* Chritopher Hampton - Desejo e Reparação
* Ethan e Joel Coen - Onde os Fracos Não Têm Vez
* Paul Thomas Anderson - Sangue Negro
* Ronald Harwood - O Escafandro e a Borboleta
* Sarah Polley - Longe Dela
Fotografia
* Desejo e Reparação
* O Assassinato de Jasse James...
* O Escafandro e a Borboleta
* Onde os Fracos Não Têm Vez
* Sangue Negro
Edição
* Na Natureza Selvagem
* O Escafandro e a Borboleta
* Onde os Fracos Não Têm Vez
* O Ultimato Bourne
* Sangue Negro
Animação
* Persépolis
* Ratatouille
* Tá Dando Onda
Filme Estrangeiro
* Beaufort ( Israel)
* Katyn (Polônia)
* Mongol (Cazaquistão)
* The Counterfeiters (Áustria)
* 12 (Rússia)
A ditadura por outra ótica não vai ao Oscar!
Mesmo não havendo indicação, vale a pena conferir essa fita que mostra a repressão imprimida pela ditadura militar (e suas conseqüências) pela ótica inocente de uma criança. E melhor, tendo a copa do mundo de 1970, como pano de fundo.
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
5 Títulos - Imprensa
1. O Quarto Poder – John Travolta é feito de escada para um inescrupuloso jornalista ( Dustin Hoffman) voltar à cena do jornalismo, neste filme de Costa-Gravas.
2. Todos os Homens do Presidente – Jornalismo-denúncia no caso Watergate. Com Robert Redford e Dustin Hoffman.
3. Zodíaco – David Fincher nos presenteia com o envolvimento de dois jornalistas no caso do serial killer que nunca foi descoberto.
4. O Informante – Al Pacino é um produtor de TV que precisa da confiança de um alto-executivo da indústria do tabaco, para denunciar escândalo. Atuação magistral de Russel Crowe. Direção de Michael Mann.
5. Cidadão Kane – Clássico tido como um dos maiores filmes de todos os tempos. Inspirado na vida de um magnata da imprensa americana. O diretor Orson Welles foi jornalista antes de sua carreira cinematográfica.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
Pode ter Brasil no Oscar 2008!
Uma primeira peneira já foi feita e de 63 filmes em uma primeira lista, restaram 9, dentre os quais está o ótimo O Ano..., do brasileiro Cao Hamburger.
A esperança é grande, mas tem gente de peso com filme concorrendo como pré-candidato. Denis Arcand e Giuseppe Tornatore, estão na briga, por exemplo.
Ficando entre os indicados, O Ano... tem grandes chances, por ter a comunidade judáica em seu enredo, mote que os membros da academia - muitos deles judeus - gostam bastante.
É ficar na torcida e ver o resultado aqui no CineBlog, junto com as demais indicações para o Oscar 2008.
Arrasa-quarteirão diferente!
Esta é a terceira vez que o romance Eu sou a lenda, de Richard Matheson, vai às telas. Vicente Price (Mortos Que Matam, 1964) e Charlton Heston ( A Última Esperança da Terra, 1971) viveram Dr. Robert Neville antes.
Nesta versão, dirigida por Francis Lawrence (Constantine), Smith passa a maior parte da produção contracenando com uma cadela da raça pastor-alemão, numa solidão de dar dó. E é disso que Eu sou a Lenda fala, solidão. Solidão com roupagem de terror, suspense, ação, mas solidão. E essa solidão sem perspectiva vai deixando Neville insano, o que rende boas risadas também.
É de se estranhar Smith quase em total silêncio, por boa parte da produção. Assim como vai ser estranho, para alguns, a pouca ação do longa, diferente de outros filmes, em que o astro tem uma bala e/ou uma tirada para cada cena. Mas o filme rende bons momentos e tensão de apertar a poltrona, como na cena em que a cadelinha escapa de Neville e entra em um prédio às escuras.
É um filme mais denso do que o trailer, o cartaz e até a presença de Will Smith nos créditos sugerem. É um 'filme com camadas' como o diretor e o astro pregaram em recente divulgação do filme no Brasil.
Lawrence peca por passear por vários gêneros -drama, ficção científica, terror, ação – sem se decidir por nenhum. Precisaria de mais tempo de projeção para tirar mais da solidão de se ser o último homem do mundo. Há também um gostinho de déjà vu, já que o roteiro lembra muito o inglês Extermínio (28 Days Later), de Danny Boyle.
Destaque para o importante papel da brasileira Alice Braga na trama. Com boa atuação, Alice faz bonito ao lado de Will Smith. Este, por sinal, mostra porque é um dos maiores astros de Hollywood, na atualidade, oferecendo uma atuação digna, que astros de ação de outra época, como Stallone e Schwarzenegger, nunca nos ofereceram.
Vale o ingresso e ainda tem trilha sonora recheada de Bob Marley, norteando o personagem.
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Sexta-feira tem estréia de arrasa-quarteirão
Com a presença da brasileira Alice Braga, a produção deve fazer números astronômicos, por aqui também. Diferente das ruas do planeta, mostradas vazias no filme, as salas de cinema devem ficar lotadinhas. E o cineblog traz comentário completo para você, já na sexta-feira de estréia.Por enquanto,vá saboreando o trailer aqui no CineBlog!
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
5 Títulos - Chato, Eu!?
Nossa primeira lista é para quem acha que o cinema francês é massante, sonolento. Eis aqui cinco dos mais variados títulos de qualidade, nascidos em solo francês:
1. Acossado - Obra prima de Jean-Luc Godard, primórdios da Nouvelle Vague.
2. Cavalheiros do ar - Top Gun francês, com imagens aéreas mais do que convincentes.
3. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - Audrey Tatou numa fábula autruísta.
4. Rios Vermelhos - Suspense dos bons, com Jean Reno.
5. A Liberdade é Azul - Melhor representante da trilogia clássica de Krzystof Kieslowski.